REPÓRTER: O Projeto de Emenda Constitucional que prevê a autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira, o deputado Federal, João Campos, do PSDB de Goiás, relator do projeto na comissão, informou que aguarda apenas a nova composição da CCJ para colocar a PEC 412 em votação. Quando passar a valer, a PEC vai garantir autonomia à PF, ou seja, a instituição não vai mais ser subordinada ao ministério da Justiça. O deputado João Campos explica que o projeto vai proteger a Polícia Federal de eventuais interferências políticas, como por exemplo, a investida que o governo está fazendo agora para barrar as investigações da operação Lava Jato.
SONORA: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO
“O quê se pretende com a PEC 412? É impedir que o governo, como vem ocorrendo, é que, na medida em que, a Polícia Federal, como polícia judiciária, tenha autonomia para realizar a investigação, e aí o governo não pode interferir, o governo não encontre caminhos oblíquos para inviabilizar a investigação, não garantindo recursos orçamentários, financeiros”.
REPÓRTER: Na semana passada, em gravações telefônicas divulgadas pela Justiça Federal, o ex-presidente Lula pede ao ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, que pressione o “amigo” ministro da Justiça, Eugênio Aragão, para interferir no trabalho da Polícia Federal. No sábado, o ministro da Justiça, em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou que: “ao menor cheiro” de vazamento de informações sobre as investigações da PF, em especial a Lava Jato, iria trocar toda a equipe, mesmo se não tivesse provas da má conduta dos policiais e dos supostos vazamentos. O relator da PEC 412, deputado João Campos, lembra que, a autonomia da Polícia Federal é uma exigência da população do país.
SONORA: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO
“Essa pauta não é uma pauta da associação dos delegados. Hoje, pelo que percebo, é uma pauta da sociedade brasileira. É só verificar nas manifestações o povo com placas, cartazes querendo a autonomia da Polícia Federal”.
REPÓRTER: Uma campanha nacional de mobilização está sendo realizada pelos delegados de Polícia Federal em todos os estados. Em pouco mais de duas semanas de mobilização, mais de trezentas mil pessoas já assinaram a carta do povo brasileiro em favor da autonomia da PF. A meta é que, dois milhões de assinaturas sejam colhidas para serem entregues aos deputados e senadores. Para ter acesso a carta em favor da autonomia da Polícia Federal acesse
adpf.org.br
Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos