POLÍTICA: OAB protocola pedido de impeachment do presidente Michel Temer na Câmara

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, protocolou, nesta quinta-feira (25), um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. No documento apresentado pelo presidente da OAB, Cláudio Lamachia, a entidade argumenta que Temer cometeu crime de responsabilidade em dois trechos da conversa entre ele e Joesley Batista, dono da JBS. No primeiro, o empresário diz que tinha a favor dele, dois juízes e um procurador. A entidade dos advogados afirma que o presidente precisava ter informado as autoridades sobre as declarações imediatamente.
 
Em outro momento, o delator da Lava Jato pede ajuda a Temer para resolver assuntos pendentes no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para a OAB, um favor pessoal é incompatível com o cargo de presidente.

Segundo o presidente da OAB, mesmo sem a comprovação da legitimidade dos áudios gravados por Joesley, o presidente Temer não negou o encontro com o presidente do frigorífico JBS. Além disso, a petição feita pela OAB afirma que o resultado da perícia realizada pela Polícia Federal não interfere na decisão da entidade.
 
A decisão de pedir o impeachment de Temer foi tomada no último final de semana quando representantes da OAB de 24 estados e do Distrito Federal votaram a favor da representação contra o presidente com base nas delações premiadas feitas pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS Friboi. Além do pedido da OAB, 13 pedidos de impeachment já foram protocolados na Câmara desde o último dia 17 de maio.
 
 
Reportagem, Juliana Gonçalves

Receba nossos conteúdos em primeira mão.