POLITICA: Mesa da Câmara destitui relator de processo contra Cunha. Sessão no Conselho de ética foi suspensa

Novo relator será escolhido entre os nomes dos deputados Leo de Brito do PT (AC), Marcos Rogério do PDT (RO) e Sérgio Brito do PSD (BA)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Foi suspensa pela quinta vez, a sessão do conselho de ética da Câmara dos Deputados que votaria a continuidade ou não, do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro. A suspensão aconteceu por causa de uma decisão da Mesa Diretora da Câmara que determinou a saída de deputado Fausto Pinato da relatoria do processo contra Cunha. O fundamento jurídico da decisão foi o fato de Pinato ter feito parte do mesmo bloco partidário de Cunha, e por isso, estaria impedido de analisar o processo contra o presidente da Câmara.
 
O Deputado José Carlos Araújo, presidente do conselho de ética, acatou a decisão da Mesa Diretora e indicou Zé Geraldo, do PT Paraense, que estava na primeira lista tríplice, como novo relator. No entanto, alguns deputados não concordaram e questionaram a decisão de Araújo. O presidente do conselho, então, decidiu suspender a sessão e sortear os nomes de uma nova lista tríplice, excluindo os deputados do mesmo bloco político de Cunha. No sorteio foram escolhidos os nomes dos deputados Leo de Brito do PT do Acre, Marcos Rogério do PDT de Rondônia e Sérgio Brito do PSD da Bahia. Um deles será escolhido por Araújo, na manhã desta quinta, dia 10, para ser o novo relator do processo contra Cunha.
 
Eduardo Cunha está sendo investigado por suposta quebra de decoro parlamentar, por ter mentido a CPI da Petrobras, quando disse não ter contas no exterior, já que, de acordo com informações repassadas por autoridades suíças à Procuradoria-Geral da República, o presidente da câmara, teria usado documentos pessoais, incluindo cópias de seu passaporte e da esposa, para abrir contas secretas na Suíça


Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.