POLÍTICA: Entenda como Lula virou réu na Lava Jato

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pela primeira vez desde o início da operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu na investigação da Polícia Federal, acusado de tentar obstruir a Justiça. Lula teria tentado comprar o silêncio de Nestor Cerveró, quando o ex-diretor da Petrobras cumpria prisão preventiva em Curitiba, pela suposta participação no esquema de desvio de recursos da estatal.
 
A decisão de transformar Lula em réu é do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília. Ao aceitar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, o juiz tornou réu não apenas o ex-presidente como outras seis pessoas: o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.
 
A denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que Lula teria mantido o controle de decisões importantes do governo, mesmo estando fora dele. O ex-presidente teria articulado, inclusive, ações para influenciar a operação Lava Jato. Nas palavras de Janot, o esquema de corrupção no governo federal jamais poderia ter funcionado por tantos anos sem a participação de Lula.
 
Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou Lula já teria esclarecido que nunca interferiu ou tentou interferir na Lava Jato.
 
Depois que a defesa dos réus apresentar respostas às acusações, começa a fase de produção de provas e os interrogatórios de testemunhas, de defesa e acusação. Concluída essa etapa, o juiz decidirá se condena ou absolve Lula e os demais acusados de tentar obstruir o trabalho da Justiça.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.