POLITICA: Dilma Rousseff critica quebra de sigilo telefônico, durante posse de Lula como ministro chefe da Casa Civil

Pouco depois da posse de Lula, a Justiça Federal de Brasília decidiu suspender, através de uma liminar, uma decisão de caráter provisório, o ato de nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civil.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como ministro chefe da Casa Civil, na manhã desta quinta-feira. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff criticou a divulgação de escutas telefônicas de Lula feitas pela Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato. Uma das escutas divulgadas pela PF é uma conversa entre Lula e Dilma gravada durante a tarde desta quarta-feira. No diálogo, Dilma informa a Lula que está enviando a ele o "termo de posse" para que ele utilize o documento "em caso de necessidade". A interpretação do áudio pela força-tarefa da Lava Jato é de que a nomeação de Lula como ministro seria uma forma de escapar de um suposto pedido de prisão a ser feito pelo juiz Sérgio Moro. Como ministro, Lula só poderia ser preso por ordem do Supremo Tribunal Federal, o STF. A presidente afirmou que o termo de posse enviado a Lula, sem a assinatura dela, era para ser usado caso o ex-presidente não pudesse comparecer a cerimônia de posse por conta de problemas de saúde da mulher, Marisa. De acordo com Dilma, o vazamento de informações da operação Lava Jato tem sido feito de forma seletiva para prejudicar determinado grupo político.

SONORA
: Dilma Rousseff,  presidente da República
"Não há Justiça quando delações são tornadas públicas de forma seletiva para execração de alguns investigados e quando depoimentos são transformados em fatos espetaculares. Não há Justiça quando leis são desrespeitadas e a Constituição aviltada. Não há Justiça para os cidadãos quando as garantidas constitucionais da própria presidente da República são violadas"

REPÓRTER
: A presidente Dilma afirmou, durante a posse de Lula, que conta com a experiência do ex-presidente para encarar e vencer as atuais dificuldades enfrentadas pelo governo. De acordo com Dilma, Lula é o maior líder político do Brasil.

SONORA
:  Dilma Rousseff, presidente da República
“As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país. Uma pessoa que além de ser um grande líder político, é um grande amigo e um companheiro de lutas e de conquistas.”

REPÓRTER
: Além do ex-presidente Lula, Dilma também deu posse a Jaques Wagner como ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República e a Eugênio José Guilherme de Aragão, como novo ministro da Justiça. A cerimônia de posse dos novos ministros também foi marcada por manifestações. O deputado Major Olímpio, do Solidariedade de São Paulo, um dos convidados para o evento, gritou "vergonha" quando a presidente Dilma Rousseff iria começar a discursar.

Pouco depois da posse de Lula, a Justiça Federal de Brasília decidiu suspender, através de uma liminar, uma decisão de caráter provisório, o ato de nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civil. A decisão é do juiz Itagiba Catta Preta Neto por entender que existem indícios de cometimento de crime de responsabilidade na nomeação do ex-presidente.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.