POLÍTICA: Congresso volta às atividades e avalia dívida de estados com União

Salvar imagem

REPÓRTER: A Câmara dos Deputados retoma nesta segunda-feira (1°) as atividades normais. Depois de duas semanas de recesso, o primeiro projeto que os deputados devem analisar é o que trata das renegociações das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União. O projeto tramita na Casa em regime de urgência e propõe a alteração das regras de exploração do pré-sal, assim como uma mudança na Constituição que limite o crescimento do gasto público.
 
No Senado, as primeiras pautas a serem votadas devem ser a da legalização dos jogos de azar, como o bingo e o jogo do bicho, e a do aumento do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Se o ajuste for aprovado pelos senadores, pode autorizar indiretamente um aumento de remuneração também para os parlamentares.  
 
Em conjunto, a Câmara e o Senado também devem votar as leis do Orçamento de 2017, com previsão de um rombo de 139 bilhões de reais nas contas do governo. Se aprovado, o próximo ano será o quarto ano consecutivo em que o governo fecha as contas no vermelho.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.