POLÍCIA FEDERAL: Independência orçamentária pode gerar novos concursos para delegados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Tramita na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que prevê a autonomia funcional e administrativa da Polícia Federal, hoje vinculada ao Ministério da Justiça. Se aprovada, algumas mudanças vão acontecer na instituição. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica que aprovação da PEC 412 vai garantir à PF o direito de escolher onde aplicar o orçamento da instituição. Isso, segundo ele, geraria novas contratações de delegados.

SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
 
 
“Com a autonomia, nós vamos poder direcionar os recursos orçamentários para a realização de concursos. Então, hoje, o que acontece? Nós podemos realizar concurso, tem a autorização. Mas não tem o orçamento, porque não somos nós que propomos o orçamento. É o governo federal. E o governo fala: ‘não, eu não quero que A PF realize concurso. Eu não quero colocar mais delegados’. Não autoriza que a gente coloque o orçamento na contratação de novos delegados, por exemplo”.

REPÓRTER: Com a autonomia prevista na PEC 412, a Polícia Federal vai poder atuar ainda mais no combate à corrupção, porque não estará sujeita a interferência política nas investigações. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br

Reportagem, Bruna Goularte
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.