PERNAMBUCO: Tocha olímpica chega ao estado nesta quinta-feira (26)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Depois de passar pelos municípios Jaguari, Juazeiro e Sobradinho, na Bahia, a tocha olímpica chega a Pernambuco nesta quinta-feira, dia 26. O primeiro município do estado a receber a chama é Petrolina, que fica a mais de 700 quilômetros a oeste da capital, Recife.
 
Na sexta-feira (27), a tocha também vai passar pelas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Lagoa Grande. Um dos revezadores do símbolo olímpico no estado é o médico cubano Argelio Hernandez. Ele vai carregar a tocha em Lagoa Grande. Aos 49 anos de idade e morando no Brasil desde 2014, Argelio comenta o que esse momento representa para ele.
 
SONORA: Argelio Hernandez, médico
“A expectativa é muito grande. Nesse caso, vou representar o meu país, Cuba, e o Brasil, além da cidade Vila Nova do Piauí, que é onde estou morando agora. Ninguém de lá vai participar. É um evento de alta magnitude, de nível mundial, então, é um orgulho muito grande”.
 
REPÓRTER: Pernambuco recebeu diversos investimentos do Ministério do Esporte. Foram mais de 54 milhões e meio de reais para a construção de Centros de Iniciação ao Esporte em 15 municípios do estado e outros 9 milhões e meio de reais para a construção, modernização e requalificação de duas pistas de atletismo em Recife.
 
Além disso, 187 atletas pernambucanos, de modalidades olímpicas e paralímpicas, recebem recursos do Bolsa Atleta. Por ano, o benefício chega a dois milhões e meio de reais. Em relação ao Bolsa Pódio, são 504 mil reais para quatro atletas olímpicos e paralímpicos do estado.
 
As federações pernambucanas de Judô, de Tiro com Arco e de Taekwondo receberam recursos para a compra de equipamentos. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães e o Centro de Esportes Santos Dumont também foram beneficiados com recursos do governo federal para melhorias e obras de infraestrutura.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.