PARAGOMINAS: Judiciário inaugura Centro que vai mediar conflitos

O Tribunal de Justiça do Pará instalou, na manhã desta segunda-feira, 24, no Fórum de Paragominas, no sudeste paraense.

Salvar imagem

Tempo de áudio – 1min51seg

LOC/REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará instalou, na manhã desta segunda-feira, 24, no Fórum de Paragominas, no sudeste paraense, o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, o Cejusc, o primeiro fora da capital. O Cejusc será coordenado pela juíza Shérida Pacheco Bauer, titular da 4ª Vara de Paragominas. A juíza destaca os benefícios com a instalação do Cejusc.

TEC/SONORA: Juíza Sherida Pacheco.

"O beneficio do cejusc é a desburocratização da solução de qualquer conflito, em vez da pessoa necessitar procurar a defensoria pública ou o ministério público ou um advogado e entrar com uma ação judicial pra resolver determinada lide, determinado conflito, ela pode procurar diretamente o cejusc."

LOC/REPÓRTER: A implantação dos Centros atende a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça que visa dar solução para os conflitos por meio da conciliação,  como explica a Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, o Nupemec, desembargadora Dahil Paraense que esteve na inauguração do Centro.

TEC/SONORA: Desembargadora Dahil Paraense

"O pré-processual é pra evitar a judicialização de processo. Em um acordo antes de judicializar a ação você vai lá no Cejusc e a gente faz a conciliação, faz o acordo, daquele acordo vai pro juiz homologar e encerra ali, não vai pro Judiciário."

LOC/REPÓRTER: A solenidade de inauguração do Cejusc em Paragominas foi presidida pela desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, corregedora do Interior, que representou a presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Nascimento. Também participaram do evento, o juiz titular da 1ª Vara e diretor do Fórum de Paragominas, Luiz Otávio Oliveira Moreira e o prefeito do município, Paulo Pombo Tocantins, entre outros convidados.

Reportagem, Storni Jr. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.