PARÁ: Treinamento capacita em EaD

Magistrados e servidores da Escola Superior da Magistratura participaram da oficina de treinamento em Educação a Distância (EaD). O treinamento, que encerra nesta quarta-feira, teve o objetivo implementar cursos pelo ambiente virtual de aprendizagem e o oferecimento pela Escola. A coordenadora das atividades em EaD da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Daniella de Azevedo, explicou sobre a temática da modalidade e a importância para a atualidade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Magistrados e servidores da Escola Superior da Magistratura participaram da oficina de treinamento em Educação a Distância (EaD). O treinamento, que encerra nesta quarta-feira, teve o objetivo implementar cursos pelo ambiente virtual de aprendizagem e o oferecimento pela Escola. A coordenadora das atividades em EaD da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Daniella de Azevedo, explicou sobre a temática da modalidade e a importância para a atualidade.

 
SONORA: . A coordenadora das atividades em EaD da (Enfam), Daniella de Azevedo
 
 
“A gente a Enfam trabalha com a educação a distancia já há alguns anos e a gente tenta atingir o maior números de magistrados possível, como o Tribunal, a escola de Magistratura me convidou para vim aqui transmitir alguns conhecimentos a respeito da ferramenta que a Enfam e todo o judiciário utiliza. A ferramenta que que a gente ultiliza é um ambiente de aprendizagem virtual moodle, ele é utilizado no mundo inteiro. Em termos de atualidade ela é atual e é a do momento.”
 
REPÓRTER: O Ensino a Distancia tem como diferencial o planejamento de estudo e menor custo para instituição, dessa forma, a modalidade propõe horário e espaço de aprendizagem flexível para o aluno. A servidora da Escola de Magistratura, Andreza Moura, ressaltou que a ferramenta é importante para nosso estado que é grande e pontuou melhoras na estrutura do Estado.
 
SONORA: . servidora da Escola de Magistratura, Andreza Moura
 
“Acho que é a ferramenta da modernidade, acho que é muito importante principalmente aqui no nosso Estado que é enorme, tem muitas dificuldades. Agora também a parte estrutural do Estado tem que ser melhorado, como os colegas todos estão comentando ai na sala. Tem que melhorar a internet no interior”
 
REPÓRTER: Um dos magistrados convidados para participar da capacitação, o juiz Elder Lisboa, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, afirma que o EaD é uma modalidade positiva  para o aluno e principalmente para os gastos do Tribunal do Estado.
 
SONORA: . servidora da Escola de Magistratura, Andreza Moura
 
“O ensino a distancia eu não digo mais nem que ele é o futuro, ele é o presente devido a uma serie de benefícios que ele trás principalmente a os custos do tribunal, ou seja, você faz a plataforma, faz o investimento uma única vez, depois você fica fazendo apenas as atualizações, os softwares que precisam ser atualizados e o interessante é que não há o deslocamento, não há o prejuízo dos serviços judiciais nas comarcas para o deslocamento do servidor. Eu acredito que esse seja a grande pegada, o grande desafio.”
 
REPÓRTER: A oficina proporcionou a os servidores o ensino de técnicas essenciais à implementação do EaD e a utilização desse ensino de tutoria virtual é fundamental no contexto geográfico possibilitando assim um melhor atendimento ao judiciário paraense. A oficina segue com programação até hoje, nas dependências da Escola da Magistratura.
 
Reportagem Diego Leandro

Receba nossos conteúdos em primeira mão.