PARÁ: Campanha combate violência doméstica contra a mulher

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:A violência contra a mulher ocorre, infelizmente, todos os dias. Os motivos são muitos, do alcoolismo ao uso de drogas, passando por ciúmes, entre outros. A dona de casa Regina Silva Alves, nome fictício de nossa personagem, foi agredida pelo companheiro após um ano de relacionamento.
 
SONORA: Dona de casa Regina Silva.   
 
No começo era assim, a gente caminhando de mãos dadas, era aquele apertão na mão, aquele repuxão, eu já cheguei a tomar tapa na cara, um dia ele me ameaça assim, não só em bater, mas ele ia me perseguir se eu terminasse, eu tive que enfrentar, enfrentar não a ele, mas enfrentar a eu mesma, ter coragem pra continuar a vida.” 
 
REPÓRTER: Membros do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) se reuniram, no último dia 14, terça feira, na sede do TJPA, para encaminhar os preparativos da campanha nacional voltada à proteção da mulher, em alusão ao aniversário de nove anos da Lei Maria da Penha. A campanha é parte da ação “Justiça pela Paz em Casa”. A juíza auxiliar da coordenadoria estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Pará, Mônica Maciel, ressalta que toda mulher vitima de violência deve procurar seus direitos.
 
SONORA: Juíza Mônica Maciel.
 
Toda mulher que for vitima, seja de violência física, moral, violência sexual, qualquer tipo de violência, ameaça, seja ameaça de morte ou lesão corporal, que realmente possam procurar seus direitos que serão devidamente garantidos e ficará realmente preservado  na sua integridade física e psicológica.”
 
REPÓRTER: Entre 03 e 07 de agosto, das oito da manhã às cinco da tarde, serão realizados, em parceria com o Pro Paz, mutirões nas Varas de Violência Doméstica e Familiar do Estado e nas Comarcas que possuem  competência destas Varas.  No dia 08 de agosto o mutirão ocorrerá no bairro da Terra Firme, em Belém, e no dia 22 no distrito de Icoaraci. Na ocasião, serão disponibilizados serviços de emissão de 200 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho, 150 certidões de nascimento, vacinação e testes rápidos de HIV e Hepatite C. O horário dessas ações será sempre das oito da manha a uma da tarde. 
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.