PALMAS (TO): Revezamento da Tocha Olímpica chega à cidade neste sábado (11)

155 pessoas vão participar do revezamento 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Chegou a vez de Palmas entrar no roteiro do revezamento da Tocha Olímpica, que chega à cidade neste sábado (11). A partir da uma hora da tarde começa o trajeto pelas ruas de Palmas, partindo do Jardim Taquari em direção à Praia da Graciosa. Ao todo, serão 31 quilômetros de percurso, com a participação de 155 pessoas.
 
Thiana Thiller, de 19 anos, é uma delas. Quando tinha quatro anos de idade, ela sofreu um acidente com queimaduras que atingiram o corpo todo. Alguns pontos como pé, pernas e pés tiveram os nervos encurtados, com risco de Thiana perder o movimento dessas regiões do corpo. Por indicação médica, ela começou a nadar, o que ajuda a estender os nervos e não comprometer a locomoção. O que era um tratamento se tornou primeiro uma paixão e, depois, uma profissão. Por isso, ser uma das condutoras da chama, representa uma emoção especial para Thiana.
 
SONORA: Thiana Thiller, nadadora
“Para mim foi uma honra muito grande, eu me senti muito especial. Porque a tocha é um símbolo muito grande para qualquer atleta. Eu me senti muito honrada. Na hora me perguntaram: ‘você tem noção do que você vai fazer?’, eu falei que até agora não, não caiu a ficha”.
 
REPÓRTER: Para comemorar o dia histórico, Palmas organizou uma programação com diversas atrações na Praia da Graciosa, incluindo apresentações musicais. Para manter a empolgação e a energia dos espectadores, o local vai hospedar uma feira gastronômica com comidas típicas da região. O artesanato também terá espaço na celebração. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o verdadeiro sentimento olímpico vai ser traduzido na união dos brasileiros durante a competição.

SONORA:
 Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: O esporte de Palmas tende a crescer após as Olimpíadas. O Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, investiu quase oito milhões de reais na construção de uma pista oficial de atletismo. Mais de sete milhões foram destinados às federações de Judô, Taekwondo e Maratonas Aquáticas, para melhorias e compra de equipamentos. Além do investimento em infraestrutura, dois atletas da cidade recebem o patrocínio do Bolsa Atleta, em recursos federais que somam mais quinze mil por ano.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.