OLIMPÍADAS: Rio de Janeiro recebe 146 ambulâncias para reforçar atendimento durante os jogos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma frota de 146 ambulâncias foi entregue nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde ao Rio de Janeiro para reforçar o atendimento do Samu durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com equipamentos de última geração, as ambulâncias são fruto do investimento de aproximadamente 73 milhões de reais por parte do governo federa. O ministro da Saúde, Ricardo Barros informou que, para operar os veículos, foram contratados temporariamente pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro cerca de mil e 500 profissionais.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Elas [ambulâncias] estarão disponíveis nos locais das competições para dar suporte aos jogos, aos atletas e aos turistas. São mais de mil colaboradores em três turnos. Elas funcionarão de modo a estarem sempre presentes na necessidade que houver de atendimento de qualquer pessoa”.
 
REPÓRTER: O ministro da Saúde também informou que, após as Olimpíadas, parte das ambulâncias vai ser entregue ao governo do Rio de Janeiro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
“É um legado importante. Nós iremos manter algumas aqui no estado do Rio, em torno de 30, e as outras vão fazer o nosso programa de substituição de frota por todo o Brasil”.
 
REPÓRTER: A expectativa do Ministério da Saúde é a de que durante os Jogos Olímpicos mais 90% dos atendimentos nas áreas de competição sejam resolvidos no próprio local.
 
Fora das arenas, o atendimento seguirá normalmente nas unidades do SUS, como nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento. Em caso de emergência com múltiplas vítimas, estão disponíveis 235 leitos de retaguarda só no município do Rio de Janeiro.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.