NOVA FRIBURGO (RJ): Revezamento da Tocha Olímpica acontece neste sábado (30) em Macaé

60 pessoas vão conduzir a tocha na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltando poucos dias para o início dos Jogos Rio 2016, a Tocha Olímpica passa por Nova Friburgo neste sábado (30). Antes de chegar a cidade, a chama passa por Teresópolis, Guapimirim e Cachoeiras de Macau. Ao todo, o maior símbolo dos jogos vai percorrer doze quilômetros e meio pelas ruas da cidade, saindo da Ponte da Saudade por volta das três horas da tarde. 60 pessoas vão participar do revezamento da tocha, entre eles, o coronel da Polícia Militar e professor de Educação Física, Carlos Eduardo Espanha, de 49 anos. Carlos começou a relação com o esporte aos 13 anos de idade, lutando judô. Durante a trajetória, na seleção brasileira da modalidade, conquistou a medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Mar Del Plata, na Argentina em 1995. Reserva da seleção Olímpica, o militar não teve chance de disputar uma edição dos Jogos. Há dez anos, Carlos Eduardo tem um projeto social que ensina judô para crianças de Nova Friburgo, e graças à indicação dos alunos, ele terá a oportunidade de carregar o símbolo das Olimpíadas.
 
SONORA: Carlos Eduardo Espanha – professor de judô
 
“Para mim foi uma gratificação enorme (ser indicado para conduzir a tocha). Porque quem me colocou não fui eu, foi a minha garotada. Então para mim é uma gratificação bacana, pois mostra o carinho e o respeito que eles têm por mim.”
 
REPÓRTER: O trajeto em Nova Friburgo termina na Via Expressa. No local, uma programação com apresentações musicais e culturais vai garantir a animação dos espectadores. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, as Olimpíadas representam valores que devem ser abraçados por todos.
 
 SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos nós devemos defender”.
 
REPÓRTER: Para incentivar o esporte na cidade, o Ministério do Esporte investe no benefício do Bolsa Atleta para Bernardo Benedito da Silva, de apenas 15 anos, que joga na seleção do Rio de Janeiro de basquete.  No domingo (31), a tocha segue para Cordeiro, Itaocara, São Fidelis, Campo dos Goytacazes, Conceição de Macabu e Macaé.

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.