NATAÇÃO: Paralimpíada é chance de mostrar o valor da pessoa com deficiência, diz o medalhista Daniel Dias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais do que vencer uma competição e se tornar um medalhista brasileiro, os Jogos Paralímpicos são uma oportunidade de mostrar ao mundo o valor da pessoa com deficiência. A opinião é do nadador Daniel Dias, que na noite desta quinta-feira (8) conquistou a medalha de ouro na prova dos 200 metros livre masculino, com o tempo de 2 minutos, 27 segundos e 88 centésimos.

SONORA: Daniel Dias, nadador paralímpico

“A nossa grande mensagem aqui é dizer que nós, assim como qualquer outro, queremos uma oportunidade para realizar nossos sonhos e objetivos. Acima de conquistas, de medalha de ouro, é a gente conquistar o respeito do próximo, do ser humano, do povo brasileiro. É a gente poder mostrar o valor, não só do atleta paralímpico, mas da pessoa com deficiência”.

REPÓRTER: Com a vitória, Dias soma 16 medalhas em Paralimpíadas, sendo 11 ouros, quatro de prata e uma de bronze. O atleta de 28 anos de idade nasceu com uma má-formação nos membros superiores e na perna direita. Ele descobriu o esporte paralímpico ao assistir o também nadador e multimedalhista Clodoaldo Silva nos Jogos de Atenas-2004. Daniel já recebeu o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, por três vezes: em 2009, 2013 e 2016.

Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.