REPÓRTER: Teve início nesta terça-feira, 27, a VI Jornada de Conciliação. O mutirão envolverá as duas Varas do Juizado Especial Cível e Criminal do Idoso de Belém. A programação é organizada pela Coordenadoria dos Juizados Especiais. O objetivo da ação é reduzir e antecipar as pautas de audiências nas unidades judiciárias. A expectativa é de que todas as partes informadas sobre a jornada compareçam às audiências, garantindo o propósito da ação. À frente da coordenadoria dos Juizados Especiais, a desembargadora Vânia Bitar comenta que deve ser assegurado o direito do idoso.
SONORA: Desembargadora Vânia Bitar.
“Eles vêm aqui atrás de cidadania, atrás dos seus direitos, eles já estão mais conscientizados, porque a população de idosos está cada vez maior, a estimativa de vida das pessoas aumentou e eles estão cada vez mais conscientes dos seus direitos, inclusive com o Estatuto do Idoso”.
REPÓRTER: Durante a V Jornada de Conciliação, ocorrida entre os dias 12 e 15 deste mês, exatas 337 audiências das 2ª, 3ª, 8ª e 10ª Varas dos Juizados Especiais Cíveis de Belém foram realizadas durante os quatro dias de evento. Os acordos geraram um montante de R$ 196.984.00. A expectativa é que em cada dia 100 processos sejam levados à conciliação, totalizando 400 audiências realizadas até o fim da força-tarefa. A ação segue até o dia 30 de setembro, no Salão Rui Barbosa, do Fórum Cível da Capital, sempre das oito da manhã a uma da tarde
Reportagem, Storni Jr.