MUTIRÃO: Conflitos de família são resolvidos na conciliação

 

REPÓRTER: O processo da cabeleireira Fernanda de Moraes Furtado foi atendido durante o 5º mutirão de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflito, Cejusc, e das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Pará. Fernanda conseguiu em um mês e meio conciliar a guarda do filho de 8 anos com o ex-marido. A cabeleireira aprova a ação.  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O processo da cabeleireira Fernanda de Moraes Furtado foi atendido durante o 5º mutirão de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflito, Cejusc, e das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Pará. Fernanda conseguiu em um mês e meio conciliar a guarda do filho de 8 anos com o ex-marido. A cabeleireira aprova a ação.  
 
SONORA: Fernanda de Moraes Furtado
“Eu dei entrada eu acho que tem um mês e meio e foi bem rápido, eu pensei que fosse demorar, agora aqui também foi bem rápido esse mutirão, eu bem apropriado.”
 
REPÓRTER: Cerca de 300 audiências em ações judiciais de divórcio, união estável, guarda de filhos e alimentos estão agendadas para o 5º mutirão. De acordo com a coordenadora do Cejusc e das Varas de Família, juíza Elvina Gemaque Taveira, os mutirões são importantes porque dão maior agilidade aos processos, além das partes terem a solução na hora. 
 
SONORA: Juíza Elvina Gemaque Taveira,
“No mutirão de família há um diferencial, a nossa moeda é uma moeda emocional. Trabalhamos com as partes realmente em conflito, de um lado e de outro. Entra conciliadores treinados, eu sempre estou acompanhando as situações mais difíceis. A nossa intenção, a nossa vontade quando nós fazemos isso, é diminuir aquele conflito e buscar a diminuição do acervo. ”     
 
REPÓRTER: As conciliações são pautadas em processos judiciais que tramitam nas oito Varas de Família de Belém.  A Artesã Francisca Pantoja Miranda já estava com o processo de divórcio há um ano, com o mutirão ela conseguiu resolver o problema de forma rápida.  
 
SONORA:Francisca Pantoja Miranda
“Foi muito bom, até então eu não sabia, até então, eu não sabia que existia esse tipo de movimento. Para mim foi muito bom, porque já vai ser resolvido e eu já não vai precisar procurar outros órgãos para agilizar isso.”
 
REPÓRTER: A ação vai ocorrer nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de novembro, de oito da manhã às duas horas da tarde, no salão Rui Barbosa do Fórum Cível de Belém, 3º andar. As partes interessadas em conciliar podem procurar o Centro, a qualquer tempo, que o processo será solicitado ao juiz da Vara de origem. Nos dias 10 e 11 dezembro, será realizado o mutirão “Conciliando no Natal”, com cerca de 300 audiências agendadas. Os acordos feitos durante as audiências de conciliação são homologados de imediato pelo juiz e possuem o mesmo valor de uma sentença.
 
Reportagem, Marcela Coelho

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.