MOJU: Conciliação põe fim à greve dos professores

A audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o Sintepp e a prefeitura de Moju, mediada pelo Judiciário, colocou fim à greve dos professores da rede pública de ensino da cidade. Com o acordo, o município vai pagar o mês de março com a reposição de 6,41% da inflação de 2014. Já o retroativo de janeiro e fevereiro vai ser pago em duas parcelas nos meses de maio e junho deste ano. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Tempo do áudio –
 
REPÓRTER: A audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o Sintepp e a prefeitura de Moju, mediada pelo Judiciário, colocou fim à greve dos professores da rede pública de ensino da cidade. Com o acordo, o município vai pagar o mês de março com a reposição de 6,41% da inflação de 2014. Já o retroativo de janeiro e fevereiro vai ser pago em duas parcelas nos meses de maio e junho deste ano. O advogado do Sintepp, Paulo Menezes, ressalta que as negociações avançaram com a audiência.
 
SONORA: Advogado do Sintepp, Paulo Menezes.
 
“A reivindicação da categoria seria em 13%. Chegamos no percentual de 6,41%. Mas com a perspectiva de avançar até a data base da categoria, de atingir o percentual dos 13%”.
 
REPÓRTER: Desde o dia 4 de março os professores de ensino superior do município de Moju paralisaram as atividades. A greve foi suspensa e os educadores retomaram as aulas. Para o advogado da prefeitura de Moju, Felipe Ferry, os alunos são beneficiados com o fim da paralisação.
 
SONORA: Advogado da prefeitura de Moju, Felipe Ferry.
 
“O benefício ele é sempre em prol da sociedade. Como os alunos vão retomar as suas aulas, que já haviam sido retomadas. Então o interesse nosso é de realmente proporcionar a educação aos alunos. Em razão da crise econômica que nós vivemos, ela foi uma proposta dentro do limite do município, mas a gente se comprometeu em fazer um estudo de ambas as partes para ver se tem a possibilidade de algo a mais”.
 
REPÓRTER: A audiência de conciliação para o fim da greve dos professores de ensino superior do município de Moju foi presidida pelo desembargador Luiz Neto. O magistrado destaca que o acordo entre as partes foi satisfatório.
 
SONORA: Desembargador Luiz Neto.  
 
“Conversei previamente com os advogados para que os espíritos fossem desarmados e após duas sessões de audiências nós conseguimos chegar a uma conciliação que alcançou os objetivos tanto daquilo que o Sintepp queria quanto do município de Moju, com a promessa de que o diálogo entre as partes vai continuar”.
 
REPÓRTER: A audiência entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o Sintepp e a prefeitura de Moju ocorreu no prédio-sede do Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.