MINAS GERAIS: Sebrae e Vale firmam parceria para qualificar 150 pequenas empresas do estado

As micros e pequenas empresas de Minas Gerais, que prestam se

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 3min25seg

REPÓRTER: As micros e pequenas empresas de Minas Gerais, que prestam serviços para a mineradora Vale devem ficar atentas. É que, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, firmou convênio com a Vale para capacitação de 150 pequenas empresas no estado, que fazem parte da cadeia produtiva da mineradora. O Sebrae vai promover cursos de qualificação para ajudar a melhorar a administração, a logística e as estratégias de compra e venda de produtos. O objetivo é preparar as empresas para atender melhor a Vale e aumentar o faturamento de toda cadeia produtiva. Em Parauapebas, no Pará, os cursos do Sebrae, em convênio com a Vale, estão capacitando uma empresa especializada em montagens industriais. A engenheira eletricista da empresa paraense, Katy Silva, conta que os cursos de qualificação do Sebrae estão contribuindo para empresa alcançar melhores resultados no mercado.   

SONORA: engenheira Eletricista, da Ômega Service, Parauapebas, Pará,  Katy Silva

"Os nossos planejamentos de processos, um aproveitamento melhor de cada setor agregou mais valor aos resultados da empresa. A capacitação de pessoas é um diferencial para as empresas. Hoje nós necessitamos cada vez mais de profissional qualificado, para atuar no mercado tão competitivo e com clientes cada vez mais exigentes."

REPÓRTER: A gerente de Desenvolvimento de Conteúdo Local, da Vale, Érica Rosa, lembra que, além dos pequenos empresários, o convênio de capacitação das pequenas empresas pode  também  beneficiar a população. Ela explica que com os cursos do Sebrae, a produção das pequenas empresas e o número de vagas podem aumentar.      

SONORA: gerente de Desenvolvimento de Conteúdo Local, da Vale, Érica Rosa

"Porque uma vez que o fornecedor está mais qualificado, a gente consegue realizar mais compras. Acaba que toda comunidade é beneficiada porque os empresários locais eles podem se beneficiar com certeza com serviços de mais qualidade, com atendimento melhor e, essas empresas crescendo podem estar contratando outros profissionais para trabalhar. A gente acaba beneficiando toda a cadeia."

REPÓRTER: A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo à Indústria do Sebrae Nacional, Kely Sanchez, ressalta que o Sebrae prepara as pequenas empresas por meio de um plano de capacitação específico. Ou seja, o Sebrae identifica os problemas de cada empresa e propõe soluções que possam melhorar a produção. Além disso, Kely Sanchez garante, que os cursos do Sebrae podem ajudar as pequenas empresas a atraírem novos clientes.   

SONORA: gerente da Unidade de Atendimento Coletivo à Indústria do Sebrae, Kely Sanchez

"Um dos indicadores trabalhados com esse convênio com a Vale é diminuir o grau de dependência da Vale. A gente passa a trabalhar oferecendo cursos, montando um plano de capacitação para essas empresas, para que elas se tornem preparadas. E elas podem sim, aumentar a produtividade, aumentar a competitividade, aumentar o número de funcionários, porque a partir disso, ela começa a se ambientar em um novo ambiente econômico que, antes muito dessas não estavam presentes."

REPÓRTER: O convênio entre o Sebrae e a Vale para qualificar micro e pequenas empresas que prestam serviços para a mineradora prevê investimentos de cerca de cinco milhões de Reais, nos próximos dois anos. Ao todo, quinhentas pequenas empresas devem passar pelos cursos. Para saber mais, o pequeno empresário deve procurar uma agência do Sebrae, mais próxima.

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.