MACEIÓ (AL): Tocha olímpica chega à cidade neste domingo (29)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A tocha olímpica chega a Maceió neste domingo, dia 29, levando a energia das Olimpíadas à capital alagoana. A chama vai ser conduzida por 110 pessoas e vai passar por 11 bairros da cidade: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá.

 

João Tenório de Araújo, de 41 anos, é paratleta e vai ser um dos condutores da chama pelas ruas da cidade. Aos 22 anos, ele sofreu um acidente que o colocou sobre uma cadeira de rodas. Foi com o esporte que ele reconquistou o brilho da vida e ganhou medalhas no arremesso de peso e lançamento de disco.

 

SONORA: “A  tocha olímpica significa paz, harmonia, amor, felicidade. É onde o mundo todo esquece os problemas que tem. Às vezes, tem algum país que está em guerra, que está em crise, outro está em necessidade, fome, mas com os jogos, o mundo esquece essas coisas. Passa a ser só felicidade nesse momento”. 

 

REPÓRTER: Alagoas recebeu investimentos do Ministério do Esporte para melhorias e obras de infraestrutura esportiva no estado. Em Maceió e Arapiraca, foram seis milhões e 800 mil reais para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte – um em cada cidade

A Universidade Federal de Alagoas, a Ufal, recebeu mais de 9 milhões para a construção da pista de atletismo. Outros 13 milhões e 600 mil reais foram aplicados para a construção do campo de futebol, das quadras de vôlei de praia e de futebol de areias, além da quadra coberta, da reforma do ginásio e da piscina.

As federações alagoanas de Judô, de Taekwondo, de Lutas Associadas e de Maratonas Aquáticas receberam dez milhões e 700 mil reais para a compra de equipamentos.

Além disso, 24 atletas alagoanos recebem benefícios do Bolsa Atleta, em investimentos de mais de 300 mil reais.Em relação ao Bolsa Pódio, são 624 mil reais para quatro atletas  olímpicos e paralímpicos do estado.

Reportagem, Anna Jullia Lima

Receba nossos conteúdos em primeira mão.