JUDÔ: Rio2016 será a 4ª Olimpíada da carreira do multicampeão Tiago Camilo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com apenas 18 anos, o judoca Tiago Camilo, nascido em Tupã, no interior de São Paulo, já conquistava a primeira medalha olímpica da carreira. A prata veio nos Jogos de Sydney, em 2000. Mesmo com um início de trajetória fulminante, Tiago passou por momentos difíceis. Em 2004, perdeu a seletiva brasileira e acabou fora dos Jogos de Atenas. A redenção veio no Brasil. Em julho de 2007, Thiago conquistava a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Dois meses depois, ainda na capital fluminense, veio o titulo mundial de judô, na categoria meio-médio. No ano seguinte, em 2008, Thiago Camilo voltou ao pódio Olímpico, nos Jogos de Pequim, ganhando a medalha de bronze e, em Londres 2012, acabou as disputas com o quinto lugar.  É com toda essa experiência que Tiago Camilo segue para a quarta olimpíada da carreira, agora no Brasil. E, por isso, ele acredita que dessa vez vai ser ainda mais especial.

SONORA
: Tiago Camilo, Judoca
“A sensação é a mesma. É como se eu tivesse estreando em Olimpíadas. Nervosismo, atenção, ansiedade. Pode ter certeza que se eu não tiver sentido isso eu não estaria aqui. Porque é isso que mantém você na ativa, mantém você ativo, mantém você em alerta na competição para ter um bom resultado. Então, eu não acho que é diferente da minha primeira olimpíada. Eu acho que é ainda mais especial”.

REPÓRTER
: Aos 34 anos de idade, Tiago Camilo pode se tornar o único judoca brasileiro conseguir três medalhas olímpicas em três categorias diferentes. Ele se diz pronto para a realização do feito.

SONORA
: Tiago Camilo, Judoca
“Desde quando eu deixei a categoria meio-médio em Pequim (2008), eu já passava por um momento de dificuldade de perda de peso. Eu não queria mais aquilo para minha vida. Decidi mudar de categoria e, por um acaso, eu fiquei sabendo que nenhum atleta havia conseguido três medalhas olímpicas em três categorias diferentes. Em Londres (2012), eu passei perto, fazendo semifinal e perdendo a disputa de bronze, fiquei em quinto. De lá para cá muita coisa aconteceu, nesses quatro anos, e eu me sinto totalmente pronto e apto a brigar por mais uma medalha”.

REPÓRTER
: A Confederação Brasileira de Judô divulgou, na última quarta-feira (1), a lista dos 14 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de Tiago Camilo, a lista conta com nomes que já estavam praticamente certos, como Mayra Aguiar, Erika Miranda e Sarah Menezes, no feminino e Charles Chibana no masculino.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.