JUDICIÁRIO: Corregedoria de Justiça arquiva representações contra Sergio Moro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Corregedoria Nacional de Justiça arquivou nesta quinta-feira, dia 19, mais duas representações que pedem a investigação do juiz Sergio Moro por supostas infrações disciplinares na condução da Operação Lava Jato. Com isso, das 14 ações apresentadas contra o juiz após a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, quando foi levado para prestar depoimento na Lava Jato, quatro ainda permanecem abertas.
 
A ministra Nancy Andrighi, corregedora Nacional de Justiça, adotou o mesmo entendimento de casos anteriores. Foram arquivadas as representações apresentadas por Alexandre Marques e Lucas Oliveira Bomfim. Marques apontou a quebra indevida do sigilo telefônico dos advogados que trabalham para o ex-presidente Lula, divulgação indevida de interceptações telefônicas e usurpação da competência do STF ao proceder a interceptação de autoridade com foro por prerrogativa de função - no caso, a presidente afastada Dilma Rousseff.
 
A ministra Nancy Andrighi, afirmou que a alegação de usurpação da competência do STF já está em análise no Supremo Tribunal Federal e, portanto, não poderia atuar sobre a suposta irregularidade na divulgação das interceptações telefônicas dos investigados da Lava Jato. A corregedora afirmou que a questão já se encontra em apuração conduzida pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. O entendimento do CNJ é de que não se pode analisar a conduta disciplinar de um magistrado paralelamente à atuação da Corregedoria local para não provocar decisões conflitantes.
 
Com informações do Conselho Nacional de Justiça, reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.