JOINVILLE (SC): Revezamento da Tocha Olímpica em Joinville terá maior medalhista paralímpica brasileira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Joinville vai encerrar a passagem da Tocha Olímpica por Santa Catarina. O município recebe o maior símbolo dos Jogos Olímpicos nesta quarta-feira (13). A chama chega à cidade depois de passar por Massaranduba, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. O início do revezamento está marcado para as três horas da tarde e vai ter como ponto de partida a rua XV de Novembro. Com 22 quilômetros de extensão, a corrida com a tocha vai percorrer o eixo Norte-Sul. 
 
Mais de 80 pessoas vão participar da celebração, entre elas, a maior medalhista paralímpica do Brasil, a velocista Ádria dos Santos. Mineira de origem, a atleta mora em Joinvile e tem 41 anos de idade. Com um currículo invejável, Ádria coleciona 13 medalhas em Jogos Paralímpicos. Quatro de ouro, oito de prata e uma de bronze. A atleta é um exemplo de superação. Aos 18 anos de idade, uma doença causou a degeneração da retina, deixando-a totalmente cega. Agora aposentada, a velocista conta sobre a importância dos eventos esportivos acontecerem no Brasil.
 
SONORA: Ádria dos Santos, atleta paralímpica 

Eu fiquei bem feliz, porque é um momento importante para todos os atletas, para o país também, sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. É o sonho de todo atleta, chegar ao mundial, na paralímpiada. E vamos ter a oportunidade de assistir aqui, no nosso país, principalmente as Paralimpíadas”.
 
REPÓRTER: A corrida com a tocha encerra no Centrevento Cau Hanses, onde uma programação musical vai animar os espectadores. O ministro do esporte, Leonardo Picciani, exalta a importância do espírito olímpico e o sucesso da chama olímpica pelas cidades por onde tem passado.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: O Ministério do Esporte investe nos atletas de Joinville por meio de dois incentivos. O Bolsa Atleta contempla 51 esportistas nascidos na cidade, em um investimento de 632 mil reais ao ano. Outros dois atletas recebem o Bolsa Podio, um investimento de 312 mil reais ao ano.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.