INTERNACIONAL: Governo Trump passa a exigir dados de redes sociais para visto

Autoridades consulares podem pedir aos requerentes do visto até cinco anos de atividades nas redes sociais 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  O governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, poderá pedir um novo questionário para quem quiser solicitar um visto para entrar no país. A partir de agora poderá ser exigido do requerente um histórico com os últimos cinco anos de atividades postadas e compartilhadas em redes sociais. A novidade foi aprovada dia 23 de maio pelo Escritório de Gestão e Orçamento do governo americano.

De acordo com o Departamento de Estado, as informações adicionais podem ser requisitadas quando houver necessidade de confirmar a identidade ou for preciso ter uma verificação de segurança nacional mais rigorosa da pessoa que está buscando o visto.  Além disso, as autoridades consulares podem pedir aos requerentes todos os números de passaportes anteriores, endereços de e-mail, número de telefone e até 15 anos de informações pessoais, como, endereços e histórico de empregos e viagens.

Autoridades de educação e grupos acadêmicos americanos criticaram a decisão. De acordo com eles, as novas perguntas podem ser incômodas e o processo para obter o visto poderia levar a longos atrasos no processo, além de desencorajar estudantes e cientistas internacionais.

Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.