INTERNACIONAL: Cúpula do G20 discutirá temas como meio ambiente, terrorismo e refugiados

O grupo detém 90% do PIB mundial e é responsável por 80% do comércio internacional

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Cúpula do G20 vai se reunir nos dias 07 e 08 de julho em Hamburgo, na Alemanha. No evento, em que participam as 20 economias mais desenvolvidas do mundo, serão discutidos temas como aquecimento global, imigração, comércio internacional e terrorismo. Os países do G20 detém 90% do PIB mundial e são responsáveis por 80% do comércio internacional. O grupo também é responsável por 84% das emissões de gases que provocam o efeito estufa. O membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Marcos Azambuja, que já foi embaixador do Brasil na Argentina e na França e já foi secretário geral do Itamaraty, diz que a participação do Brasil é muito importante no encontro.

TEC./SONORA: Marcos Azambuja, membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

"O Brasil já é da elite do poder mundial. Mas é uma pena que, nesta reunião, fale com uma voz uma pouco mais frágil porque ele não está com a casa em ordem. O Brasil está voltado hoje um pouco mais para a sua turbulência interna do que para o mundo externo. Mas isto é passageiro, isto é temporário. O essencial é que o Brasil esteja presente na reunião."

LOC.: Com a viagem de Temer à reunião do G20, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, deve assumir a Presidência da República. Isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o primeiro na lista de sucessão, vai viajar para a Argentina, onde cumpre agenda oficial. Eunício Oliveira deve ficar no cargo até sábado (8), quando Temer retorna ao Brasil. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também foi para Hamburgo, na Alemanha, para participar das reuniões preparatórias da Cúpula do G20.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.