INTERNACIONAL: Cúpula do G20 discutirá temas como meio ambiente, terrorismo e refugiados

O grupo detém 90% do PIB mundial e é responsável por 80% do comércio internacional

 

Salvar imagem

LOC.: A Cúpula do G20 vai se reunir nos dias 07 e 08 de julho em Hamburgo, na Alemanha. No evento, em que participam as 20 economias mais desenvolvidas do mundo, serão discutidos temas como aquecimento global, imigração, comércio internacional e terrorismo. Os países do G20 detém 90% do PIB mundial e são responsáveis por 80% do comércio internacional. O grupo também é responsável por 84% das emissões de gases que provocam o efeito estufa. O membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Marcos Azambuja, que já foi embaixador do Brasil na Argentina e na França e já foi secretário geral do Itamaraty, diz que a participação do Brasil é muito importante no encontro.

TEC./SONORA: Marcos Azambuja, membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

"O Brasil já é da elite do poder mundial. Mas é uma pena que, nesta reunião, fale com uma voz uma pouco mais frágil porque ele não está com a casa em ordem. O Brasil está voltado hoje um pouco mais para a sua turbulência interna do que para o mundo externo. Mas isto é passageiro, isto é temporário. O essencial é que o Brasil esteja presente na reunião."

LOC.: Com a viagem de Temer à reunião do G20, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, deve assumir a Presidência da República. Isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o primeiro na lista de sucessão, vai viajar para a Argentina, onde cumpre agenda oficial. Eunício Oliveira deve ficar no cargo até sábado (8), quando Temer retorna ao Brasil. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também foi para Hamburgo, na Alemanha, para participar das reuniões preparatórias da Cúpula do G20.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.