IMPOSTOS: Senado aprova aumento na tributação de importados

Medida faz parte do pacote de ajustes do Governo, que prevê arrecadar mais de um bilhão a partir do ano que vem

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Senado aprovou, nesta quinta-feira, a terceira Medida Provisória do pacote de ajuste fiscal da presidente Dilma Rousseff. A MP 668 aumenta os impostos sobre os produtos importados em dois e meio por cento, de nove ponto 15, para 11 ponto 75 por cento. Para o senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, o aumento nos impostos de produtos importados vai defender os empresários brasileiros da concorrência internacional.    
 
SONORA: senador, Delcídio do Amaral, PT – MS
 
“Isso é fundamental principalmente para os interesses, para resguardar os interesses do empresariado nacional, garantir a nossa competitividade, garantir mercado”. 
 
REPÓRTER: Os produtos com tributação especial como os medicamentos importados não vão ser afetados com o aumento de impostos. Eles vão continuar isentos de tarifação tributária. Com a medida, o governo espera arrecadar 694 milhões de Reais este ano e, mais de um bilhão a partir de 2016. No plenário do Senado, a medida recebeu duras críticas da oposição porque tem artigos que não tratam de assuntos ligados à tributação como parcelamento de dívidas com a União, regras sobre a compra e venda de imóveis, por exemplo. O senador Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, comparou a MP 668 a uma árvore de natal.
 
SONORA: senador Ronaldo Caiado, DEM – GO
 
“Uma verdadeira árvore de Natal, com tantos jabutis incluídos, que nada tem a ver e nenhuma semelhança guarda com o texto original, possa também o Senado Federal, sem ter sequer a apreciação de Plenário, devolvê-la imediatamente sem ser sequer apreciada”. 
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, a Medida Provisória que aumenta os impostos sobre produtos importados deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
 
Com informações da Rádio Senado, reportagem, Cristiano Carlos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.