GOVERNADOR VALADARES (MG): Tocha Olímpica chega de parapente à cidade, nesta quarta-feira (11)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Governador Valadares recebe, nesta quarta-feira, o revezamento da Tocha Olímpica. O símbolo chega ao município, às quatro horas da tarde, e vai de helicóptero até o Pico da Ibituruna, onde desce até a Feira da Paz de parapente, para depois seguir em revezamento pelas ruas da cidade.
 
O policial Moisés Sodré, conhecido popularmente como Móka, é quem vai segurar a tocha durante o voo livre. Móka pratica o esporte há 22 anos e possui dois títulos de campeão brasileiro e três vice-campeonatos, além de títulos estaduais, municipais e recordes em competição. Escolhido para, literalmente, voar com a tocha, o policial fala sobre emoção que vai sentir ao segurar o símbolo Olímpico. Segundo ele, vai ser um momento histórico.

SONORA
: Moisés Sodré, policial militar
 
“Para mim, é uma honra poder participar desse evento. A gente fala voo livre e, quando a gente fala voo livre, quando a gente fala Asa Delta e paraglider que é o mesmo que parapente também. Esse esporte chama voo livre porque a gente não usa nenhum tipo de motor para atingir alturas, para voar distâncias, então, por isso que chama voo livre no Brasil. O praticante do esporte ama praticar esse esporte. Então pra mim é fazer historia.”

REPÓRTER
: Já que Moisés vai segurar a tocha, outra pessoa ficou encarregada de conduzir o parapente. A missão ficou a cargo do piloto e instrutor de voo Rodrigo Fazzolo. Móka explica como o voo será feito.

SONORA
: Moisés Sodré, policial militar
 
“A tocha vai sair da estação olímpica em um helicóptero e eles vão levar até o Pico da Ibituruna. Eu estarei lá em cima e vou receber a tocha e, de lá, eu vou decolar em um voo duplo, eu e um ex-aluno meu, que hoje já voa há 10 anos, hoje já é piloto de voo duplo profissional. Ele vai ser o piloto e eu o condutor da tocha. A gente vai decolar, nos dois, em um paraglider de voo duplo e sobrevoar a cidade e pousar em uma área de eventos conhecida como Feira da Paz.”

REPÓRTER
: Depois pousar na Feira da Paz, a chama vai ser carregada por atletas e personalidades da região pelas principais pontos da cidade, como o estádio José Mammoud Abbas, a Avenida Brasil, Avenida Minas Gerais, rua Israel Pinheiro, entre outras. O revezamento vai ser encerrado na Açucareira, ao som de muita música com as bandas Lira 30 de Janeiro e Tocata, além da cantora lorena Werneck.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.