FUTEBOL: Deputados aprovam MP do Futebol. Clube devedor pode cair de divisão no Brasileirão

Medida permite aos clubes parcelarem dívidas em até 20 anos. CBF vai ter que criar mandato de presidente de quatro anos com apenas uma reeleição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Câmara dos Deputados aprovou a MP do Futebol. A medida permite aos clubes renegociar dívidas em até 20 anos, com abatimento de juros e multas. Porém, os times vão ser obrigados a aderirem a um programa de responsabilidade fiscal e transparência de gestão, com previsão de mandato dos dirigentes. Além disso, os clubes vão ter que criar conselhos fiscais independentes e apresentar balanços das contas. O texto da MP do Futebol abre a possibilidade do clube que não pagar as dívidas seja rebaixado de divisão no Campeonato Brasileiro e, de ficar impossibilitado de registrar jogadores na Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Aliás, a entidade vai ser obrigada a criar o mandato de presidente de quatro anos, com direito apenas a uma reeleição, como explica o relator da MP, deputado Federal, Otávio Leite, do PSDB, do Rio de Janeiro.
 
SONORA: Deputado Federal, Otávio Leite, do PSDB – RJ
 
"A CBF vai ter um mandato de quatro anos, permitida uma única reeleição, sem contar uma série de regras que obrigam a abertura de caixas pretas sobre as finanças da própria CBF, das federações, e dos clubes."
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, a MP do Futebol precisa ser aprovada no Senado.

 

Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.