FLORIANÓPOLIS (SC): 120 pessoas participam do revezamento da Tocha Olímpica neste domingo (10)

Trajeto tem 22 quilômetros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Chegou o momento do trajeto da Tocha Olímpica fazer um X na capital de Santa Catarina. Neste domingo (10) a chama dos Jogos Olímpicos vai passar por Florianópolis, depois de percorrer Tubarão, Laguna, Palhoça e São José. Floripa é a décima cidade do estado a receber revezamento da tocha, que deve começar a circular por volta das três da tarde, horário que a chama chega à cidade. A corrida com o maior símbolo das Olimpíadas sai do Parque da Luz, próximo a cabeceira da ponte Hercílio Luz e percorre diversas vias da cidade até chegar ao Trapiche da Beira-mar Norte. 120 pessoas vão poder participar da corrida com a Tocha Olímpica pelos 22 quilômetros de trajeto. O professor de Educação Física, Milton Della Giustina, de 64 anos. Aos 14, Milton começou a se dedicar ao ciclismo competitivo e uma época que os equipamentos adequados eram raros de se encontrar. Depois de se formar em Educação Física, o ciclista viu a possibilidade de transformar a vida de pessoas. Hoje, com 50 anos de trajetória, Milton diz que muitas mães de alunos o agradecem pela influência a pratica de esportes e opina sobre a importância dos esportes na vida dos jovens.  
 
SONORA: Milton Della Giustina, professor de educação física
“Eu Acho que o esporte é uma ferramenta muito importante para a alavancagem da vida, das crianças principalmente, quando feito de forma correta e saudável, um excelente mecanismo para mudar de classe social, de parâmetro social e ver o mundo de um parâmetro bem maior”
 
REPÓRTER: No ponto de encerramento do percurso, o Trapiche da Beira-mar Norte, atrações musicais vão animar os espectadores do evento. Entre as atrações, a banda de rock NxZero e a cantora Ludmilla.  ministro do esporte, Leonardo Picciani, exalta a importância do espírito olímpico e o sucesso da chama olímpica pelas cidades por onde tem passado.
 
 SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: Para fomentar a prática esportiva em Florianópolis, o Ministério do Esporte investiu nas federações estaduais de Judô, Taekwondo e Ginástica para a compra de novos equipamentos. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, o ministério destinou 7,2 milhões de reais para a construção de uma pista oficial de atletismo, inaugurada em março de 2015. Além dos investimentos nas estruturas, 73 atletas nascidos na cidade recebem o patrocínio do bolsa atleta, que custam mais de um milhão de reais anuais. Já a atleta Josiane Dias de Lima, do remo Paralímpico recebe o incentivo do Bolsa Pódio, pela medalha de bronze nos jogos de Pequim em 2008. Josiane faz parte da seleção paralímpica e vai participar dos Jogos Rio 2016.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.