ESPORTES: João Pessoa recebe Tocha Olímpica, nesta sexta feira (3)

Trajeto do revezamento terá 29 quilômetros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Depois de percorrer outras cinco cidades da Paraíba, a tocha Olímpica chega a João Pessoa, nesta sexta-feira. Segundo a prefeitura da capital, o ponto inicial do revezamento da vai ser o Centro Histórico, na Igreja São Francisco, por volta de uma e vinte da tarde. A chama símbolo do espírito olímpico vai percorrer trajeto vai ser de 29 quilômetros e deve passar pelos principais pontos turísticos da cidade, como por exemplo, Mosteiro de São Francisco, Lagoa do Parque Solon de Lucena, Farol do Cabo Branco e Orla de João Pessoa. Ao todo, 144 condutores vão carregar a tocha até o Busto de Tamandaré. 
 
Um dos condutores é Magno Cerqueira, de 62 anos, ex-jogador do Botafogo da Paraíba. Após alguns anos, decidiu cursar e educação física e desenvolveu um projeto, junto ao time, para treinar garotos de 9 a 15 anos. Atualmente, 400 jovens são atendidos pelo trabalho desenvolvido por Magno, que descreve com emoção o significado do símbolo olímpico.
 
SONORA: Magno Cerqueira – ex-atleta
 
“(A tocha) É um símbolo universal, de fraternidade, amor, fé esperança... Que transcende todas as barreiras culturais, religiosas e econômicas do nosso povo. Então são poucas palavras para pronunciar sobre esse símbolo.”
 
REPÓRTER: Para encerrar o evento, a banda de forró “Os Gonzagas” vai fazer um show para animar a noite dos que acompanharem esse momento importante da cidade e do esporte olímpico nacional. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirma que a união entre os brasileiros será muito importante para os jogos olímpicos.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões. Dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”
 
REPÓRTER: Além da tocha, as olimpíadas vão repassar um legado importante para João Pessoa. Com um investimento do Ministério do Esporte de mais de três milhões de reais, a capital vai ter um Centro de Iniciação ao Esporte, com equipamentos para a prática de Judô, Basquete e Lutas Olímpicas. As obras para essa estrutura ainda não começaram. O investimento para o crescimento do esporte local também pode ser vista nas pistas de atletismo da Universidade Federal da Paraíba, inaugurada em 2012, em parceria entre o ministério e a instituição. Sete atletas da cidade recebem o Bolsa Atleta e três recebem o Bolsa Pódio, incentivos do Ministério para os esportistas.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.