ESPORTE: Primeiro dos 240 Centros de Iniciação ao Esporte será inaugurado neste domingo, em Franco da Rocha (SP)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Crianças, jovens e adultos de todo município paulista de Franco da Rocha e redondezas vão ter mais um grande incentivo à prática de esportes. É que, no próximo domingo (26), vai ser inaugurado na cidade o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do país.
 
O centro tem capacidade para atender 20 modalidades diferentes, sendo 15 olímpicas: esgrima, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, badminton, levantamento de peso, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia, basquete, boxe, ginástica artística, handebol, lutas e judô. O local também atende seis modalidades paralímpicas: tênis de mesa, vôlei sentado, judô, Halterofilismo, goalball e esgrima em cadeiras de rodas. A única modalidade não olímpica ou paralímpica ofertada pelo centro é o futsal. Vai caber à prefeitura de Franco da Rocha decidir quais esportes vão ser oferecidos à população.
 
Localizado na Chácara São José, próximo ao Parque Vitória, a instalação tem aproximadamente três mil metros quadrados e conta com quadra multiuso coberta, quadra externa, arquibancadas retráteis, mezanino e toda infraestrutura de vestiário e de academia.
 
O Centro de Iniciação ao Esporte de Franco da Rocha vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, estruturada pelo Ministério do Esporte. A previsão do governo é de entregar à população brasileira mais 239 centros como esse, em 229 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, além de contribuir para formação de novos esportistas, a rede nacional de treinamento vai beneficiar atletas de alto rendimento.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Um programa do ministério que visa levar a prática do esporte com quadras, ginásios, com uma estrutura esportiva que permita a iniciação dos atletas de base, mas também a prática de atletas de alto rendimento. E isso, sobretudo, em regiões de menor desenvolvimento humano, possibilitando uma melhora de qualidade de vida nessas regiões”.
 
REPÓRTER: O programa que prevê a construção dos mais de duzentos Centros de Iniciação ao Esporte conta com um financiamento de 861 milhões de reais do governo federal. O complexo de Franco da Rocha, por exemplo, recebeu um investimento do governo de três milhões e 400 mil reais.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.