REPÓRTER: Para debater o legado dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que está na capital inglesa, se reuniu, nesta segunda-feira, com diretor do Parque Olímpico Rainha Elizabeth II, David Edmonds. O dirigente britânico mostrou ao ministro todas as mudanças que foram realizadas no Complexo Esportivo após o termino dos Jogos. De acordo com Edmonds, cerca de 40 mil empregos foram gerados entre a fase de construção do Parque e os investimentos empregados depois dos Jogos. Após a visita, Leonardo Picciani afirmou que a ideia é fazer o mesmo no Rio de Janeiro, na região do Porto Maravilha.
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Conhecer um pouco da experiência, do trato que a cidade de Londres deu ao seu legado. Eu acho um ponto fundamental a ser observado. Porque, assim como o Rio de Janeiro está fazendo, Londres fez com muito sucesso, usando os Jogos Olímpicos como forma de requalificar uma área da cidade que era degradada e que hoje se desenvolve. O Rio em razão dos Jogos Olímpicos teve a oportunidade de fazer o mesmo na região portuária, na região do Porto Maravilha por onde começou a cidade. Por onde a cidade agora volta os seus olhares”.
REPÓRTER: Depois do encontro com David Edmonds, Leonarodo Picciani se reuniu com o secretário de Estado para Esporte, Cultura e Mídia da Inglaterra John Whittingdale. Os dois conversaram sobre a preparação do Rio para os Jogos deste ano. O secretário britânico falou sobre o encontro e disse que tem certeza de que os Jogos Rio2016 vão ser um sucesso.
SONORA: John Whittingdale, secretário de Estado para Esporte, Cultura e Mídia da Inglaterra
“Estou encantado em poder recepcionar o ministro do Esporte aqui em Londres. Tivemos uma breve, mas boa conversa sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos, que já começam em poucas semanas. Aqui na Grã-Bretanha, estamos esperando um grande evento no Rio de Janeiro. Esperamos que tudo corra bem. Temos certeza que os Jogos serão um grande sucesso. A, também, esperamos que, dos Jogos, provenha um grande legado para a cidade, assim como Londres foi beneficiada em 2012.”
REPÓRTER: O secretário britânico afirmou que o Brasil pode contar com o apoio dos ingleses para o que necessitar. E, também adiantou que o primeiro-ministro David Cameron deve comparecer à abertura dos Jogos Rio 2016.
Reportagem, João Paulo Machado