ESPORTE: Legados dos Jogos Rio 2016, instalações olímpicas vão integrar Rede Nacional de Treinamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para desenvolver ainda mais do esporte de base e de alto rendimento no País, as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e do Complexo Esportivo de Deodoro vão integrar a Rede Nacional de Treinamento, do governo federal. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

 

Ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes, Picciani apresentou, no auditório do Rio Media Center, o plano de legado das instalações esportivas construídas e reformadas para os Jogos Rio 2016, e o destino dos equipamentos e materiais esportivos adquiridos para o megaevento.

 

O plano é resultado da parceria entre os dois entes, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, do Comitê Paralímpico Brasileiro e das diversas entidades esportivas do país.

 

Segundo Leonardo Picciani, a formação do legado olímpico é a principal prioridade do Ministério do Esporte.

 

 

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

 

“Os Jogos Olímpicos duram 16 dias, os Jogos Paralímpicos duram 11 dias, mas o fundamental é que esses equipamentos fiquem para o Rio de Janeiro, para o país e para as futuras gerações.”   

 

REPÓRTER: Segundo o plano apresentado pelo Ministério do Esporte, as instalações na Barra da Tijuca e em Deodoro vão integrar os Centros Olímpicos de Treinamento (COT). A gestão e a manutenção das instalações ficarão a cargo da iniciativa privada, do Exército Brasileiro e das confederações esportivas, por meio de convênios com o Ministério do Esporte.

 

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

 

“O carro-chefe do Ministério do Esporte é a Rede Nacional de Treinamento. Os repasses de recursos estarão vinculados a projetos realizados dentro das instalações dos equipamentos da Rede.”

 

REPÓRTER: A Rede Nacional de Treinamento foi criada com o objetivo de interligar as instalações esportivas e oferecer espaço para detecção de talentos, formação de categorias de base  e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paralímpicas. Também pretende aprimorar e permitir o intercâmbio entre técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte.

 

A rede será composta por instalações construídas e equipadas pelo Ministério do Esporte, em parceria com entidades esportivas, prefeituras e governos estaduais.

 

Com a colaboração de Michelle Abílio, reportagem, Alexandre Souza 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.