ESPORTE: Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem está preparado para receber os Jogos Olímpicos, diz diretor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em coletiva à imprensa internacional, na tarde, desta sexta-feira, o diretor do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), Francisco Radler, afirmou que o local está preparado para analisar amostras de urina e sangue dos atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. O LBCD faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo Francisco Radler, o laboratório está completamente preparado para atender os interesses do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Agência Mundial Antidopagem (Wada).

SONORA
: Francisco Radler, coordenador do LADETEC e diretor do LBCD
 
Temos hoje um laboratório que está perfeitamente capacitado para atender as aspirações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Agência Mundial Antidopagem (Wada) com relação as analises de controle de dopagem da importância que teremos aqui nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.”

REPÓRTER
: O laboratório de controle de dopagem foi recredenciado pela Wada, em maio de 2015, após ter perdido a certificação em 2013, por conta de defasagem de equipamentos. O reacredenciamento do LBCD foi resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação, que juntos, financiaram a construção da nova sede do laboratório, na UFRJ.  O ministro substituto do Esporte, Marco Aurélio Klein, que também é Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem participou da entrevista coletiva. De acordo com ele, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem é um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

SONORA
: Marco Aurélio Klein, ministro substituto do Esporte
 
“Para nós do ministério do Esporte é certamente um dos mais palpáveis legados dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos, porque ele é um legado de estrutura, ele é um legado de equipamentos. Mas eu gosto sempre de destacar que parte muito importante, fundamental mesmo nisso, é a qualificação profissional em todos os níveis”.

REPÓRTER
: De acordo com Marco Aurélio Klein, o LBCD aprendeu com laboratórios de outras edições dos Jogos Olímpicos pra se aprimorar e receber o credenciamento da WADA. Atualmente, o LBCD está realizando uma média de 300 testes por mês, como forma de preparação para os Jogos.

 Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.