REPÓRTER: A judoca brasileira Mayra Aguiar, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, conquistou a medalha de prata na categoria meio pesado do Masters de Guadalajara, no México.
O torneio aconteceu neste domingo, dia 29. Mayra Aguiar, que vai participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016, estreou no Masters com uma vitoria sobre russa Aanastasiya Dmitrieva. Depois, a atleta nascida no Rio Grande do Sul superou a ucraniana Victoriia Turks e a holandesa Guusje Steenhuis, para, assim, chegar à final contra a norte-americana Kayla Harrison, atual campeã olímpica.
A derrota para Kayla aconteceu por causa de uma chave de braço seguida por um ippon, que é quando o atleta adversário cai perfeitamente de costas no tatame e a luta é encerrada. Mayra Aguiar lamentou não ter conquistado a medalha de ouro, mas garantiu que o principal objetivo na competição foi alcançado: aperfeiçoar o treinamento.
SONORA: Mayra Aguiar, judoca.
“É claro que eu queria a vitória, que acabou não vindo, mas eu acho que dali eu tirei muitos detalhes que estavam faltando, muita coisa que eu tenho que arrumar. Eu acho que isso é o mais importante. Eu vim com essa finalidade, com a finalidade de treinamento, independentemente do resultado. E foi um resultado bom também, além de poder ter sido um treino de luxo pra gente. Eu saio daqui com uma medalha”.
REPÓRTER: Mayara disse que o Masters de Guadalajara abriu os olhos dela para as dificuldades que podem ser encontradas nos Jogos Olímpicos Rio2016.
SONORA: Mayra Aguiar, judoca.
“É voltar para casa e ver o que precisa ser feito. A próxima competição agora é os Jogos Olímpicos. Então, tem que arrumar tudo que está faltando. Eu acho que eu consegui abrir meus olhos nessa competição”.
REPÓRTER: Outra brasileira que também conquistou uma medalha no Masters de Guadalajara foi a atual campeã olímpica Sarah Menezes. Ela ficou com a medalha de prata depois de perder a decisão da categoria até 48 quilos para a japonesa Ami Kondo. A disputa aconteceu na última sexta-feira,
Reportagem, João Paulo Machado