ESPORTE: Governo Federal lança guia de recomendações para segurança no futebol

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Você já deixou de ir a uma partida de futebol por medo de violência? Pensando na segurança dos torcedores, o governo federal elaborou o Marco de Segurança no Futebol - Guia de Recomendações para Atuação das Forças de Segurança Pública em Praças Desportivas.
 
O documento, lançado nesta terça-feira (10), em Brasília, é fruto de uma série de debates, estudos e diagnósticos promovidos nos últimos anos pela Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos, a Consegue. Na avaliação do ministro do Esporte, Ricardo Leyser, o guia é mais uma iniciativa para garantir a transparência e a segurança no futebol brasileiro.
 
SONORA: Ricardo Leyser, ministro do Esporte
“Hoje nós temos um lançamento importantíssimo dentro de todas as mudanças que temos feitos para recuperar a potência do nosso futebol e do nosso esporte: a transcendência da nossa missão de garantir a segurança do cidadão. E também vamos para o outro lado, de  promover uma cadeia produtiva, de gerar emprego, renda, e, em última instância, de recuperar a alta estima da nação”.
 
REPÓRTER: O guia indica procedimentos padronizados a serem aplicados por secretarias de segurança, policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, bombeiros militares e guardas municipais. Um trabalho que deve ser feito em conjunto com entidades que organizam campeonatos, partidas e torcidas. 
 
A organização final do texto coube à Câmara Técnica de Combate à Intolerância Esportiva, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. De acordo com a secretária de Segurança Pública, Regina de Luca Miki, o documento traz diretrizes uniformes para a prevenção e o combate à violência.
 
SONORA: Regina de Luca Miki, secretária de Segurança Pública
“O que muda é que a sociedade brasileira tem, hoje, um guia orientador para  que possa cobrar responsabilidade de cada ator dentro deste espetáculo”.
 
REPÓRTER: Pitágoras Ditz é consultor jurídico do Ministério do Esporte. Ele comenta a importância do guia e ressalta o papel do governo federal na elaboração de políticas públicas de combate à violência em praças esportivas.
 
SONORA: Pitágoras Ditz,  consultor jurídico do Ministério do Esporte
“Esse marco de segurança do futebol é o resultado de muitos anos de dedicações. Porque não é fácil carregar a responsabilidade, ainda que só da parte jurídica, essa parcela da administração pública de construir uma Copa das Confederações, uma Copa do Mundo, tentar ajudar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, ao mesmo tempo, tocar essas agendas tão importantes de combate à violência também nos recintos esportivos”.
 
REPÓRTER: O Guia de Recomendações para Atuação de Segurança Pública em Praças Desportivas está disponível, na íntegra, no portal do Ministério da Justiça. O endereço é: www.justica.gov.br

 

Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.