ESPORTE: Brasileiros participam do Gymnasíade, o maior evento esportivo escolar do planeta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Jovens de 65 países estão reunidos na Turquia para participar do maior evento esportivo escolar do planeta, o Gymnasíade, que neste ano acontece na cidade de Trabzon. O Brasil está representado por 230 atletas. São estudantes das redes pública e privada, que vão disputar medalhas em 11 modalidades. As competições começam nesta terça-feira (12) e seguem até o próximo dia 18.
 
O secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Leandro Fróes, está na Turquia para conferir a participação da delegação brasileira. Segundo ele, o esporte escolar é fundamental para a formação dos jovens, além de ser a base para a construção do esporte em qualquer país. Por isso, o secretário informou que o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, pretende reforçar as ações nessa direção.
 
SONORA: Leandro Fróes, secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte
“O desporto escolar só tende a crescer, tanto em nível escolar quanto em nível universitário. O ministro Leonardo Picciani já deu uma orientação clara em relação a isso, que o desporto escolar será valorizado, disseminado, democratizado e fortalecido na gestão em que ele está à frente”.
 
REPÓRTER: Esta é a 16ª edição do Gymnasíade. A primeira aconteceu em 1974, na antiga Alemanha Ocidental. Em 2013, o Brasil foi sede da competição. O torneio esportivo acontece a cada três anos e se destina a estudantes matriculados no ensino fundamental e médio, na faixa etária de 14 a 18 anos.
 
Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.