ESPORTE: Brasil deve se sair bem no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos, diz ministro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Já está quase tudo pronto para a realização dos Jogos Paralímpicos Rio2016. O evento que vai ter início no dia 7 de setembro vai reunir cerca de quatro mil 350 atletas, de mais de 170 países. As disputas vão englobar 23 modalidades diferentes, três esportes a mais do que no programa paralímpico de Londres, em 2012.
 
Faltando pouco menos de 100 dias para o inicio da competição, todos os eventos teste já foram realizados. Ao todo, foram 11 testes nas modalidades de basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, natação paralímpica, goalball, atletismo paralímpico, tiro com arco, tênis em cadeira de rodas, canoagem e paratriatlo.
 
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou, durante entrevista ao programa Voz do Brasil, da EBC Serviços, que o esporte paralímpico brasileiro vive, atualmente, um grande momento. Ele lembrou que o Brasil deve garantir uma boa posição no quadro geral de medalhas da competição.

SONORA
: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
 
“Nunca se investiu tanto na preparação dos atletas do esporte paralímpico quanto estamos investindo agora. O ministério é parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro, é parceiro de muitos atletas e, nós temos certeza, que os Jogos Paralímpicos  emocionarão o Brasil. Pelo evento de superação dos atletas, pela beleza que é a pratica dessas modalidades e pelo número de medalhas que o Brasil irá vencer nessa competição”.

REPÓRTER
: O governo federal tem investido desde 2010 na preparação dos atletas paralímpicos brasileiros. Um convênio firmado entre o governo e o Comitê paralímpico Brasileiro, no valor de 67 milhões e 300 mil Reais tem ajudado a financiar a preparação dos atletas de 16 modalidades paralímpicas. Além disso, desde a criação do Bolsa Atleta, em 2005, onze mil 700 bolsas foram concedidas a atletas paralímpicos,  em um investimento de 164 milhões e 800 mil reais.
 
Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.