ESPORTE: Bolsa Atleta patrocina mais de seis mil esportistas em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Seis mil 152 atletas de modalidades que integram os programas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em um investimento de 80 milhões de reais. Esses são os números do Bolsa Atleta para o exercício de 2016.
O programa do Ministério do Esporte apoia atletas que tenham obtido bons resultados em competições nacionais e internacionais nas modalidades que atuam, independentemente da condição financeira. Atualmente, a iniciativa do governo federal opera com seis categorias de bolsa: Atleta de Base, Estudantil,  Nacional, Internacional, Olímpico/Paralímpico e Pódio.
A categoria Pódio é a mais alta do programa e foi criada em 2013 com o objetivo de patrocinar atletas com chances de ganhar medalhas e de disputar finais nos jogos Rio 2016.
A nadadora paralímpica Edênia Garcia é uma das contempladas pelo programa. Em setembro, ela participa das Paralimpíadas. Edênia diz que o incentivo federal coloca os brasileiros em condição de igualdade com os atletas estrangeiros.
SONORA: Edênia Garcia, atleta paralímpica
“Hoje eu tenho em uma excelente piscina, onde tem raia, bandeirola, bloco, onde eu tenho uma equipe multidisciplinar para chegar à minha melhor forma física. O Bolsa Pódio veio para aumentar a qualidade dos treinamentos e o nível dos atletas olímpicos e paralímpicos. É de extrema importância esse projeto, porque ele possibilita que os atletas briguem de igual por igual com os atletas de outros países”.
REPÓRTER: A relação dos contemplados pelo Bolsa Atleta em 2016 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de julho. Quem tiver o nome na lista deve assinar o Termo de Adesão, disponível no site do Ministério do Esporte, e encaminhá-lo em até 30 dias via postal. O endereço do site é: esporte.gov.br.
Considerado o maior programa de patrocínio individual do mundo, o Bolsa Atleta completou uma década em 2015, com mais de 43 mil bolsas concedidas para mais de 17 mil atletas.

 

Reportagem, Michelle Abílio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.