ESPÍRITO SANTO: 87 mil meninas de 9 a 11 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra HPV no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: Moradora de Cariacica, município a 30 quilômetros de Vitória capital do Espírito Santo, a enfermeira Audirene Libanio Maestrini já vacinou a filha de 12 anos de idade com as duas doses da vacina contra o HPV. A profissional da saúde não quer que a filha adolescente sofra no futuro com doenças causadas pelo vírus e já alertou a garota que está ciente da importância da prevenção.
 
TEC: Audirene Libanio Maestrini, moradora de Cariacica.
 
“Os profissionais de enfermagem lá de onde eu moro foram na escola fizeram a palestra na sala de aula e ela tomou a primeira dose na sala de aula e a segunda dose eu levei seis meses depois na unidade de saúde aqui do bairro para ela tomar a segunda dose. E ela sabe o que é HPV que dá no colo do útero ela é bem ciente disso aí.”
 
TEC: Trilha Sobe e Desce (BG).
 
LOC: A vacinação também em escolas no Espírito Santo, como em todo país, é uma das recomendações do Ministério da Saúde e das administrações estaduais e municipais para alcançar as meninas de nove a 11 anos de idade, faixa etária da mobilização contra o vírus HPV aplicação da segunda dose da vacina. A coordenadora de imunizações do estado, Danielle Grillo explica como está funcionando o calendário de vacinação contra o HPV no Espírito Santo. A gestora afirma que, além das escolas, a vacina estará sempre disponível nas unidades de saúde do SUS.
 
TEC: Danielle Grillo, coordenadora da área de imunização do Espírito Santo.
 
Aqui no estado do espírito Santo, nós iniciamos a primeira dose em março e a estratégia de vacinação ela é mista, nós fazemos em escolas públicas e privadas e em unidades de saúde. Agora, nós estamos retornando com a intensificação nas escolas publicas e privadas e a vacina também está disponível nas unidades de saúde.”
 
LOC: A expectativa do Ministério da Saúde, da secretaria estadual e municipais de saúde é de vacinar aproximadamente 87 mil meninas ainda este ano em todo estado. Danielle Grillo reforça o convite para os pais de meninas dentro da faixa etária de vacinação. A enfermeira lembra que as doses contra o HPV previne além do vírus, doenças graves como o câncer do colo do útero.
 
TEC: Danielle Grillo, coordenadora da área de imunização do Espírito Santo.
 
“Neste ano de 2015, o público-alvo são meninas de nove a 11 anos. Entretanto, aquelas meninas que faziam parte do público-alvo do ano passado, que são menina de nove a 13 anos podem tomar a vacina, então a gente convida aqueles pais que por algum motivo não levaram as suas filhas para tomarem a vacina, que procure uma unidade de saúde, ou procure o dia que está agendado a vacinação na sua escola e realmente assim é uma coisa muito importante para saúde destas meninas que é a prevenção contra o câncer do colo de útero.”
 
TEC: Trilha Sobe Desce (BG).
 
LOC: O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de cinco mil mulheres morrem por ano vítimas da doença. O Instituto Nacional do Câncer, Inca, estima que devam surgir, ainda neste ano, 270 casos da doença no estado. O oncologista do instituto, Gustavo Iglesias. explica a relação do vírus HPV com o câncer do colo do útero e lembra que a vacina é uma oportunidade de praticamente acabar com a doença.
 
TEC: Gustavo Iglesias, médico oncologista do INCA.
 
“Vou colocar de uma maneira simples, porque eu acho que todo mundo conhece a relação do cigarro com o câncer de pulmão, todo mundo sabe que quem fuma pode ter câncer de pulmão. A relação da infecção pelo HPV com o câncer de colo uterino é ainda mais forte do ponto de vista estatístico. Se nós pudéssemos, teoricamente, extinguir de forma total e completa a infecção pelo HPV, nós provavelmente extinguiríamos também a incidência do câncer de colo do útero. Se tornaria uma doença raríssima absolutamente excepcional.“
 
LOC:  A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

 


TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.