ELEIÇÕES: Em BH, João Leite e Kalil seguem para segundo turno. Uberlândia elege Odelmo Leão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: João Leite, do PSDB e Alexandre Kalil, do PHS, vão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. Com 100 por cento das urnas apuradas, João Leite recebeu o apoio de 395 mil 952 eleitores, o que representa 33,40 por cento dos votos válidos. Já Alexandre Kalil foi votado 314 mil 845 pessoas, um total de 26,56 por cento.

Os dois candidatos tem o nome ligado ao futebol. João Leite foi goleiro do Atlético Mineiro durante as décadas de 1970 e 1980. Mais tarde, o ex-jogador ingressou na política, sendo eleito vereador de Belo Horizonte, em 1992, mais tarde, em 1994, foi secretário de Esportes da capital e atualmente exerce o sexto mandato como deputado estadual de Minas Gerais.

Presidente do Atlético entre os anos de 2008 e 2014, Alexandre Kalil é empresário e disputa pela segunda vez um cargo eletivo. Em 2014, o ex-cartola, se candidatou a deputado federal pelo PSB, mas acabou desistindo antes das eleições. Kalil, agora, concorre pelo PHS.

Em Uberlândia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o deputado federal Odelmo Leão, do PP, foi eleito prefeito da cidade no primeiro, com 72,05 por cento dos votos válidos. A maior votação já registrada para um candidato a prefeito na cidade.

Em Contagem, a disputa será definida no segundo turno. Carlin Moura, do PCdoB, atual prefeito da cidade obteve 27,87 por cento dos votos válidos, e agora vai encarar o tucano Alex de Freitas, que teve 24,68 dos votos.

Ao todo, de acordo com a Policia Militar, 275 pessoas foram conduzidas a delegacias em todo o estado, por terem suspostamente cometido crimes eleitorais. 80 deles eram candidatos a prefeito ou a vereador.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) 388 das 46.773 urnas utilizadas em Minas Gerais apresentaram defeito e precisaram ser substituídas.

 

Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.