EDUCAÇÃO: Texto de medida provisória do Ensino Médio mantém Educação Física como disciplina obrigatória

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Anteriormente preterida do texto da Medida Provisória que reformula o Ensino Médio, a Educação Física foi incorporada a proposta, pelo relator, senador Pedro Chaves, do PSC, do Mato Grosso do Sul. Agora, segundo texto, a disciplina passa de facultativa para obrigatória, até o segundo ano do ensino médio. 
A ação foi comemorada pelo presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, professor Roberto Dornas. De acordo com ele, a continuidade da matéria na grande escolar é um bem para a saúde pública.

SONORA
: Roberto Dornas, presidente Roberto Dornas.
“Educação Física é a saúde pública preventiva. Nós devemos habituar o aluno ao exercício da Educação Física, resguardada algumas situações como aqueles que são atletas, aqueles que estão em serviço militar, porque normalmente eles já fazem educação física. E, alunos do turno da noite, conforme o caso. Pelo contrario nos achamos que ela deve estar permeado todo o currículo.”

REPÓRTER
: O texto que foi aprovado, nesta quarta-feira (30.11), na comissão especial que analisa a MP, contou com o apoio de 16 parlamentares, cinco foram contrários a medida. A proposta fixa como disciplinas obrigatórias apenas matemática, português, artes e educação física, esta última, como já dito, até o segundo ano do ensino médio. 

O relatório elaborado pelo senador Pedro Chaves segue, agora, para ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.