EDUCAÇÃO: Relatório de Medida Provisória do Ensino Médio permite atuação de professor sem licenciatura

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Comissão Especial que analisa a Medida Provisória que reformula o Ensino Médio aprovou, por 16 votos a cinco, o parecer do relator, senador Pedro Chaves, do PSC, do Mato Grosso do Sul. O texto, agora, precisa ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Um dos diversos pontos que chamam a atenção no relatório desenhado pelo senador Pedro Chaves, é a permissão para que profissionais sem cursos de licenciatura possam dar aulas no ensino médio. O Senador explica como vai funcionar a medida.

SONORA
: Pedro Chaves, senador, PSC – MT.
"Estou permitindo desde que ele faça uma complementação pedagógica mínima de 360 horas. Então o engenheiro, por exemplo, ele é expert em física, química, matemática. E a legislação é muito exigente, quer que ele tenha um curso de pedagogia, que é 1400 horas. Nós queremos que ele faça uma complementação pedagógica".

REPÓRTER
: O presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, Roberto Dornas concorda com a medida, que segundo ele, permite que profissionais com notório saber possam dar aulas. 

SONORA
: Roberto Dornas, presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“Ninguém melhor do que um médico para dizer sobre o corpo humano, sem dúvida. Ninguém melhor do que um bom advogado para dizer sobre Constituição, direitos constitucionais, deveres constitucionais etc. E quem, realmente, tem público e notório saber, tem público e notório saber em qualquer lugar, em qualquer hora. Se alguém é especialista, ou conhecedor de um determinado conteúdo, que ele se torne professor”.

REPÓRTER
: O texto do relator Pedro Chaves também altera as regras atuais para que o professor possa lecionar em um mesmo estabelecimento por mais de um turno, desde que não ultrapasse a jornada de trabalho semanal estabelecida legalmente.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.