EDUCAÇÃO: Reforma do Ensino Médio já tem pontos em vigor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A reforma do Ensino Médio sancionada pelo presidente Michel Temer, em fevereiro, já está em processo de implementação. A nova norma deve diminuir o número de disciplinas obrigatórias, focando o ensino em quatro áreas do conhecimento, sendo elas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Além da ampliação da jornada escolar, a reforma do Ensino Médio, também determina que 60% da carga horária seja ocupada por conteúdos comuns da Base Nacional Comum Curricular, que está em elaboração. Os outros 40% vão ser escolhidos conforme interesse do aluno.

De acordo com a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, entre as alterações que já estão em vigor, duas chamam a atenção. A autorização para que o professor lecione em uma mesma escola por mais de um turno e a obrigatoriedade da língua inglesa a partir do sexto ano do ensino fundamental. O presidente da entidade, professor Roberto Dornas elogia as mudanças.

SONORA:
Roberto Dornas, presidente da Confenen

“Porque era um besteirol e o professor só podia dar quatro aulas seguidas no turno e mais seis durante o dia em uma mesma escola. Resultado: ele virava ‘taxi’ correndo pra lá e para cá para poder dar aulas em várias escolas durante o dia, ele não ficava em uma escola só. A da língua inglesa obrigatória a partir da sexta série também já está em vigor e também está correta, porque antes era a partir da quinta, mas o fundamental tinha oito anos e hoje tem nove. Depois que o aluno já está alfabetizado que se deve entrar com a língua inglesa.”

REPÓRTER:
A Confenen que apoiou com algumas ressalvas a elaboração da nova Lei, acredita que a diversificação das disciplinas vai ajudar os alunos a saírem do Ensino Médio mais preparados para enfrentar os desafios do primeiro emprego ou da universidade.

A implementação de todas as mudanças previstas na reforma deve ser finalizada até 2022.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.