EDUCAÇÃO: Nordestinos se destacam em seleção brasileira de matemática que vai acontecer no Rio

Salvar imagem

LOC.: Os seis jovens que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática foram apresentados nesta semana pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA, e a Sociedade Brasileira de Matemática. 
 
A equipe conta com três estudantes do Nordeste, dois de São Paulo e um de Minas Gerais e terá dois professores nordestinos como líder e vice-líder da delegação. De acordo com o IMPA, a grande participação do Nordeste nos campeonatos já é uma tradição. Algumas escolas, sobretudo de Fortaleza e de Recife, são escolas tradicionais e que sempre se empenharam no apoio aos alunos com o apoio dos professores. Frederico Girão é o vice-líder da delação e professor de matemática em Fortaleza há 12 anos. O professor conta como os alunos ficam animados com a olimpíada.
 
TEC/SONORA: Frederico Vale Girão, professor e vice-lider da seleção brasileira de matemática
 
“Eles são loucos por matemática! Eu vim no avião com dois deles, e eles vieram quase que o voo todo pensando em problemas de olimpíada. Então, conseguir estar na equipe brasileira de uma olimpíada internacional é um sonho alcançado para eles. E a maior lição é que, trabalhando da maneira certa, você pode ter sucesso independentemente do local ou condições”.
 
LOC.: Um dos selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Matemática é o pernambucano Davi Cavalcanti Sena, de 16 anos, o caçula da turma.  Ele estreou nas competições de Matemática em 2012 e desde lá não parou mais de competir. Davi, um grande desafiador da matemática, conta o que os torneios proporcionam para a vida do garoto.
 
TEC/SONORA: Davi Cavalcanti, estudante e selecionado para a Olimpíada
“A gente por conta da Olimpíada viaja bastante. Essas oportunidades quem está dando para mim, todas elas, é a matemática. Por conta das olimpíadas eu vou poder fazer uma graduação no exterior, estudar fora. Eu acho bom porque conheço novos lugares!”.
 
LOC.: A Olimpíada Internacional de Matemática vai acontecer durante o evento mais importante da matéria, o Biênio da Matemática. O evento será realizado pela primeira vez no Brasil entre 17 e 23 de julho, no Rio de Janeiro. Além da olimpíada, outros importantes eventos também vão acontecer, como o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018 e o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.