EDUCAÇÃO: Inclusão de autistas nas escolas tem sido discutida pela Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os problemas enfrentados pelos autistas nas escolas estão sendo discutidos pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se caracteriza pelo comprometimento na socialização, nas habilidades de comunicação e no comportamento social. A diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Patrícia Neves Raposo, fala sobre o trabalho de inclusão que o MEC tem feito com as pessoas com deficiência no ensino regular.

TEC./SONORA: Patrícia Neves Raposo, diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação

"A inclusão é um processo que é longo de toda a vida escolar do aluno. Nós temos hoje um maior quantitativo de alunos do espectro autista incluídos em classes comuns do ensino regular com atendimento educacional especializados e com o apoio de programas e ações do Ministério da Educação especialmente em salas de recursos multifuncionais com o atendimento educacional especializado."

LOC.: A deputada Carmen Zanotto (PPS/SC), afirmou que a comissão vai enviar um pedido para o MEC para acompanhar se as mudanças previstas na lei estão sendo implementadas no Enem e nas escolas.

TEC./SONORA: Carmen Zanotto, deputada (PPS / SC).

"Eu diria que é falta de cumprir com o que está na legislação. Nós temos legislações avançadas neste tema, mas nós ainda não temos de fato e de direito a garantia para que os familiares das pessoas com autismo tenham o direito de escolher uma escola regular para seus filhos frequentarem ou até mesmo a universidade a partir dos programas do governo federal."

LOC.: A autismo se manifesta em uma a cada 68 crianças. No início do mês, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara realizou audiência pública para discutir o assunto. Participaram da reunião representantes do Ministério da Educação, do Movimento Orgulho Autista do Brasil e do Instituto Federal de Brasília.

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.