EDUCAÇÃO: Gastos com educação sobem em um ano, aponta pesquisa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As despesas com educação subiram 8,76 por cento. A informação é do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV). De acordo com a Instituição, esse percentual cresceu no período de 12 meses compreendidos entre fevereiro de 2016 e janeiro deste ano, o que indica quase o dobro da inflação medida pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC/FGV), que registrou uma alta de 5,04 por cento no período acumulado.
 
A pesquisa destacou que o maior número de alta ficou nas unidades: creche com 12,31 por cento, pré-escola 11,13 por cento e ensino fundamental com 10,95 por cento. Logo em seguida, o ensino médio com 10,92 por cento, cursos preparatórios para vestibulares com 9,55 por cento, cursos de pós-graduação 9,53 por cento e ensino superior com alta de 9,20 por cento.
 
A Instituição Getúlio Vargas também apontou que o material escolar subiu 9,31 por cento no período recorrente de 12 meses, o que gera um número acima da inflação. Já os preços dos livros didáticos e não didáticos subiram em 5,13 por cento e 5,72 por cento respectivamente.
 
Dos itens citados acima, o único abaixo da inflação no período avaliado foi o de cursos alternativos complementares à grade escolar, que teve um reajuste de 2,83 por cento.
 
Reportagem, Tayssa Bryto
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.