EDUCAÇÃO: Estudantes reclamam de atraso na divulgação dos resultados do ProUni

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos, o Prouni, foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (6), após alguns problemas com o site. Logo pela manhã, os links que dariam acesso aos resultados eram direcionados para outra página com explicações sobre o funcionamento do programa. No início da tarde, o link para o resultado foi retirado da página e trocado por uma mensagem pedindo para aguardar o resultado.
A situação deixou os candidatos confusos. A paulista, Gabriela Bruna Ferreira, de 26 anos, realizou o Enem em 2016 e quer cursar Medicina. A estudante escolheu o programa ProUni, que oferece bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares, pois o curso escolhido é muito caro, podendo chegar a seis mil reais por mês. Gabriela fala sobre a aflição diante dos problemas apresentados pelo site do Prouni.
  
SONORA: Gabriela Bruna Ferreira Silva, 26 anos, estudante
“Primeiro é impossível não ficar ansioso com um resultado de qualquer vestibular, ai a gente entra e fica frustrado porque não conseguimos acessar nossa nota, ver nossa classificação. Eu estou extremamente frustrada porque o resultado era pra sair hoje. Então hoje era pra estar tudo certo”.

REPÓRTER: 
Quem também estava preocupado com o resultado do ProUni é o fluminense, Denilson da Silva Matos, de 24 anos. O jovem, que mora em Santo Antônio de Pádua, espera cursar engenharia civil, em uma faculdade particular no seu município.

SONORA: 
Denilson da Silva Matos, 24 anos, estudante
“Desde sexta-feira eu to muito ansioso, não to conseguindo me conter. Era pra ter saído hoje, dia seis, mas infelizmente até agora nada. E a gente tem só especulações: falaram que iria sair oito da manhã, ouvi que sairia as nove, às duas da tarde, às quatro da tarde, mas não tem hora certa e acaba que a pessoa fica frustrada”.

REPÓRTER: 
Este não é o primeiro problema técnico enfrentado pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Houve instabilidade na divulgação de resultados da prova, falhas no Sisu, incluindo a acusação de que o site teria sido hackeado.

Mas de acordo com ministro da Educação, Mendonça Filho, o Enem é um programa seguro
O ProUni teve mais de um milhão e meio de inscritos este ano. Os cursos com maior nota de corte foram Direito, Administração e Pedagogia.  

Reportagem, Juliana Gonçalves 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.