EDUCAÇÃO: Enem teve 30% de abstenções; 5,8 milhões de candidatos realizaram exame

O Amazonas foi estado onde candidatos mais se abstiveram;  já Piauí teve a menor taxa de abstenção

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dos mais de oito milhões e 500 mil candidatos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio, cinco milhões e 800 mil candidatos fizeram o exame neste sábado e domingo. Isso significa que houve um índice de 30 por cento de abstenções, maior porcentagem desde 2009. No ano passado, as abstenções foram de 27,6 por cento, de acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

O Amazonas foi o estado onde os candidatos mais se abstiveram: 37,4 por cento dos inscritos não fizeram o exame este ano. Já o Piauí teve a menor taxa de abstenção: 22,7 por cento dos candidatos não compareceram para fazer a prova.

Um total de 768 participantes foi eliminado do exame neste final de semana, a maioria por portar equipamento eletrônico, sair da prova antes do horário permitido, ou não atender orientações dos fiscais. O detector de metais foi responsável por 120 eliminados, e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7.

Do total de inscritos no exame de 2016, cerca de 270 mil candidatos ainda não fizeram as provas, que foram adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro. O adiamento aconteceu por causa da ocupação de diversas escolas no Brasil que seriam locais de aplicações do Enem. Os estudantes protestam contra a reforma do Ensino Médio e contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos públicos. De acordo com o Inep, os novos locais de prova para esses candidatos deve ser divulgado já no começo da próxima semana.

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.