EDUCAÇÃO: Enem não favorece igualmente alunos do país, avalia diretor da Confenen

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltando exatamente um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), educadores e especialistas em educação ainda discutem o Enem como método de ingresso às universidades brasileiras.
 
Paulino Delmar, diretor na Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen, acredita que a prova não favorece igualmente alunos que moram em estados mais ricos e alunos que moram em estados mais pobres.   
 
SONORA: Paulino Delmar, diretor na Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
 
“O aluno que está cursando uma excelente ou uma melhor escola pública nos estados mais desenvolvidos, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais, está concorrendo em igualdade de condições com aquele aluno que está prestando o Enem lá do Nordeste, lá, em um estado onde tem mais pobres. Então, o que se observa é que a maioria das vagas está sendo ocupada por alunos que têm estudado em escolas – públicas ou particulares – em estados mais desenvolvidos”.
 
REPÓRTER: De acordo com Paulino Delmar, além da avaliação usual, as provas também deveriam ser regionalizadas, para que os alunos de todo o Brasil tivessem as mesmas chances. Paulino cita o Maranhão como exemplo.
 
SONORA: Paulino Delmar, diretor na Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
 
“Eu fui contra, por exemplo, no meu estado, que é o Maranhão, quando a Universidade Federal do Maranhão adotou o Enem como o único meio de ingresso.  Nós tínhamos o Enem como uma fase preliminar. Em seguida, os classificados prestariam o exame vestibular convencional. Aí você regionalizaria para dar oportunidade, também, para os estudantes da região”.
 
REPÓRTER: Neste ano, o Enem acontece nos dias 5 e 6 de novembro. A nota da avaliação é usada como critério de acesso a instituições de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e do Programa Universidade para Todos, o ProUni.
 
A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies e para ingressar gratuitamente nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec.
 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.